O Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica - SEMENGO foi criado em 2003 junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com o objetivo de reunir pesquisadores e profissionais das áreas de Engenharia Costeira e Oceânica e assim proporcionar a integração dos profissionais de diversas áreas do país, permitindo a troca de experiências científicas e técnicas.

Desde então, o evento tem ocorrido com periodicidade bianual, sendo que o primeiro foi realizado no ano de 2004, quando o seguimento detectou a necessidade de um fórum para discutir e avaliar seus projetos e definir futuras áreas de pesquisa a partir do conhecimento adquirido, dos pesquisadores formados, do intercâmbio com novos centros de pesquisa e das diversas áreas de atuação.

Desde a primeira edição, o evento tem apresentado palestrantes de âmbito nacional e internacional, sendo que em cada edição é eleito um tema a ser destacado, com a finalidade de discutir uma área específica do conhecimento. No SEMENGO 2004 foi eleita a área de Durabilidade do Concreto em Ambiente Marítimo, no SEMENGO 2006 a área selecionada foi Transporte e Logística, no SEMENGO 2008 a área de Energia de Ondas, no SEMENGO 2010 o tema central foi a Construção Naval e no SEMENGO 2012 foi abordado o tema Engenharia Costeira e Portuária. Nas sessões do seminário também foram apresentados e debatidos trabalhos de vários estados do Brasil, além de Portugal e Espanha, abrangendo todos os temas relacionados às Engenharias Costeira e Oceânica no Brasil e no mundo.

Outra contribuição importante das edições anteriores, dentro do workshop, foram os debates sobre o futuro da Engenharia Costeira e Oceânica no Brasil, onde foram discutidas metas e ações a serem realizadas nos anos seguintes. Na primeira edição deste evento, em 2004, o workshop sobre “O Futuro da Engenharia Oceânica”, contou com a presença de quatro debatedores que lançaram os principais temas em discussão, foi debatido com representantes de várias instituições brasileiras ações e metas a serem atingidas nos anos seguintes visando o desenvolvimento da Engenharia Oceânica em todas as suas áreas de pesquisa. Ao final foi redigida a “Carta de Rio Grande” onde foram registradas as ações e metas consideradas importantes pela grande maioria dos participantes do workshop.

As ações e metas da "Carta de Rio Grande" foram revistas em outro evento de âmbito nacional, o Workshop Panorama Atual e Futuro da Engenharia Costeira no Brasil, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2005 e no SEMENGO 2006, realizado em novembro de 2006, quando foi redigida nova carta de Rio Grande. Na sua terceira edição o Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica – SEMENGO 2008 se tornou referência nacional junto à área de Engenharia Costeira e Oceânica, reunindo diversos pesquisadores do Brasil e do exterior. No SEMENGO 2008 foi revisto o que já havia sido realizado e o que deveria ser realizado e as ações que ainda deveriam ser iniciadas, dentro das metas estabelecidas nos dois eventos anteriores, com a presença de autoridades do CONFEA/CREA-RS e SECIRM. Desta forma, o workshop, que tem por objetivo discutir as políticas e dificuldades do desenvolvimento desta área, tem promovido, junto com outro evento de âmbito nacional (Workshop Panorama Atual e Futuro da Engenharia Costeira no Brasil, Rio de Janeiro, 2005 e Brasília, 2008), a união de vários pesquisadores da área dispersos por instituições brasileiras, que desenvolvem trabalhos de Engenharia Oceânica em diversos cursos correlatos, aos quais não trabalhavam de forma integrada. A partir deste momento foi possível alcançar metas estipuladas, destacando-se o reconhecimento pelo sistema CONFEA/CREAs da necessidade da criação de áreas restritas à atuação de profissionais especializados, entre ele o profissional da Engenharia Costeira e Oceânica.

O SEMENGO 2016 pretende realizar um fórum de discussão sobre metodologias empregadas para a abordagem de problemas de Engenharia Oceânica, Engenharia Costeira e Energias Renováveis. As principais áreas de interesse do congresso são: Engenharia Costeira (Estruturas e Equipamentos Costeiros, Estruturas e Equipamentos Portuários, Processos Costeiros e Estuarinos), Engenharia Oceânica (Estruturas e Equipamentos Oceânicos, Energias Renováveis do Mar) e Energias Renováveis (Solar, Eólica, Hidroelétrica e outras). Todos trabalhos e discussões nestas áreas são de grande interesse para o evento.